Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

sábado, 13 de julho de 2013

GALPÃO CULTURAL 2013 COMEÇA COM SHOW DE GUSTAVO MAGUÁ

Gustavo Maguá
(Foto: Facebook pessoal)
Identificado como espaço da diversidade e da cidadania no Jequitinhonha, o Galpão Cultural reúne todos os anos, na semana que antecede a Festa do Capelinhense Ausente, os atores culturais de Capelinha e região. São artistas musicais, atores do teatro, artesãos ou lúdicos, que divulgam seus trabalhos num espaço multiidentitário com participação de toda a comunidade.


O Galpão Cultural é um espaço reservado para o artesanato, abriga um barzinho que prepara comidas típicas como a farofa de andu e o tropeiro e bebidas geladas variadas. A programação começa hoje, sábado que antecede à abertura da Festa do Capelinhense Ausente, quando há as primeiras exposições e apresentações musicais. Serão oito noites com muita música contemplando também a madrugada. Por aqui passarão artistas, a maioria, naturais de Capelinha ou que residem em Cidades da região.

GUSTAVO MAGUÁ

O gosto pela música veio de dentro de casa. Desde sua infância, Gustavo Maguá, nascido e criado em Belo Horizonte, já criava laços com a música. Nomes como Noel Rosa, Demônios da Garoa, Waldir Azevedo, Clara Nunes, Adoniram Barbosa formavam o time de referências para o jovem aprendiz, todos apresentados por seu pai. Na sua adolescência foi influenciado pelo pop, rock e então começou a tocar violão. Mais tarde de volta ao samba frequentou inúmeras rodas, principalmente no Morro das Pedras (comunidade inserida em seu bairro – Nova Granada), onde Maguá aprendeu na prática o feliz ofício de tocar o principal ritmo brasileiro.

Carreira

Em Outubro de 2010, Maguá se aprensetou no grande teatro do Palácio das Artes, abrindo o show da sambista e parceira Aline Calixto convidando Martinho da Vila.

Já se apresentou em vários festivais de inverno, destaque para o de Ouro Preto em 2010, no qual dividiu o palco com o músico e compositor Rai Medrado e com os músicos Beto Lopes (Baixo), André ”Limão” Queiroz (Bateria) e Leonardo Brasilino (Trombone), mostrando também que dialoga com os instrumentistas jazzísticos mineiros. Participou de varios projetos como o Conexão Vivo (Convidando Marco Matolli - Clube do Balanço-SP), realizou uma temporada no “Samba do bem” - Lapa Multshow (sendo um dos primeiros artistas a resgatar “as gafieiras” em BH), além de “O samba bate outra vez”, realizado pela rádio inconfidência, no qual já se apresentou varias vezes convidando uma serie de artistas, como a cantora cubana Tereza Morales e o instrumentista Warley Henrique e outros.

Em 2011, Gustavo Maguá lançou seu primeiro CD “Vol. 1” com as participações de seus parceiros Flávio Renegado e Thiago Dibeto, que fazem os duetos existentes em seu cd. No segundo semestre fez shows de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Em sua primeira apresentação em Salvador já fez o registro em áudio e vídeo, o que será o show de sua turnê nacional 2012. O “DVD” tem canções do cd Vol 1, lançado em 2011, contando também com as participações de Marco Mattoli – Clube do Balanço e Thiago Delegado jovem produtor e instrumentista mineiro, que também participa do cd.

Além de sua carreira solo, Gustavo Maguá é integrante da Orquestra Cabaré. O jovem divide palco com mais 20 renomados artistas mineiros.

Gustavo Maguá atualmente se apresenta regularmente em São Paulo onde foi recebido de braços abertos pela turma do “Samba Rock”. Em BH criou o projeto “Gustavo Maguá convida” onde se apresenta uma vez por mês convidando artistas de varias partes do Brasil. Já passaram por lá nomes como Vander lee, Aline Calixto, Edu Krieger, Cubanito e outros.

Contato: Gustavo Maguá - (031)9177-7080


JEDERSON CORDEIRO FAZ O PRIMEIRO SHOW DA NOITE

Filho mais velho do casal Dirce e Juvenal, Jederson Cordeiro traz no DNA toda musicalidade da família Cordeiro.
 Cantor de timbre grave, Jederson também é compositor, violeiro e atua como professor de alfabetização musical de viola e violão no Instituto Cria Som, da cidade de Capelinha.
Jederson é um dos artistas capelinhenses que mais se apresenta nos palcos da cidade e conta com parcerias de outros músicos da cidade.