Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

domingo, 6 de janeiro de 2013

A SIMPATIA DA ROMÃ NO DIA DOS SANTOS REIS


Desde pequeno, aprendi essa simpatia com a minha mãe, dona Zefa. Aliás, o povo de Corinto carrega a tradição da simpatia da romã, que não deixa faltar dinheiro para você durante todo o ano.

Originária do Irã, a romã é uma fruta reconhecidamente afrodizíaca e traz a fartura e a fertilidade. E a simpatia é bem simples: hoje, dia 06 de janeiro, dia dos Santos Reis, pegue uma romã e retire 09 sementes. Pegue 03 sementes e enrole numa nota ou num papel com uma moeda, anotando os nomes do 03 Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Em seguida, engula três sementes fazendo o seu pedido aos Reis Magos: saúde, paz e muito dinheiro. E as três sementes restantes, atire-as para trás sem olhar aonde elas cairão. 

Olha, é infalível mesmo! Não faltará dinheiro para você. Mas não esqueça: no próximo ano, ao repetir a simpatia doe ou dê de esmola o dinheiro do ano anterior a alguém necessitado.