Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

domingo, 2 de dezembro de 2012

O CANTOR E COMPOSITOR MARCO PÉROLA LANÇA SEU PRIMEIRO DEMO

Músico, cantor, compositor e professor de teoria musical Marco Pérola é o entrevistado do Programa Canta Minas desse domingo, dia 02 de dezembro e fará show no próximo fim de semana no Bar e Café n'O Porão



Perfil

Marco Pérola foi professor de música na cidade de Bela Vista de Minas antes mesmo de concluir o ensino médio. Enquanto cursava violão clássico na UFMG,  ministrava aulas praticas de violão na Associação Humberto Ralph, localizada na cidade de Ribeirão das Neves ,onde teve o primeiro contato com a realidade periférica da região metropolitana de Belo Horizonte, onde ministrava aulas para filhos de detentos cujas famílias migraram para o local afim de ficar perto do familiar, geralmente o pai que cumpria pena.

Mais tarde se mudou para a cidade de Minas Novas, localizada no Vale do Jequitinhonha, na qual continuou desenvolvendo e executando projetos no âmbito cultural, graças a parceria estabelecida entre ele e a AMPLIAR – Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a  Infância da Área Rural - , parceria que deu certo e possibilitou a execução do projeto Casinha de Cultura-Espaço de Vivência e Convivência que contou com o apoio do Criança Esperança no ano de 2011, este tinha como objetivo resgatar o brincar e as diferentes manifestações folclóricas presentes no município, através da dança, música, culinárias  artesanato,festas, objetos religiosos, grupos existentes e extintos.

Hoje administra a Escola de Música Minueto que oferece cursos de violão popular e clássico  canto coral, contra baixo, guitarra,  musicalização infantil e teoria musical. Além de oficinas de canto, teatro, capoeira e pandeiro, ministra também oficinas de notação de partituras e técnicas de percussão corporal para educadores e músicos que atuam no cenário musical atual. Atua como parceiro musical no Instituto Cria Som na cidade de Capelinha, ministrando aulas de teoria musical e praticas em violão.

Como músico, realiza shows, participa de festivais onde já recebeu algumas premiações (FESTIVALE, FESTUR, JEQUISABOR, VALE CANTAR, ENCONTRO DAS ÁGUAS, ACORDA TALENTOS, GRAFFIT, ÍDOLOS, entre outros).