Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

domingo, 9 de dezembro de 2012

GRÊMIO ESTUDANTIL: UMA AULA DE CIDADANIA



Dentro das escolas pode existir um órgão muito importante para os estudantes: o Grêmio. Nesse espaço, os estudantes se unem em torno de causas comuns e buscam defender interesses coletivos.

O Grêmio Estudantil demonstra que é possível a construção de uma sociedade baseada no diálogo, no respeito pelas diferenças e na participação política consciente. Além disso, o Grêmio Estudantil pode ser um grande aliado na resolução de problemas que afetam a rotina de toda comunidade escolar. Nesse espaço, os participantes têm possibilidade de organizarem e promoverem oficinas, eventos culturais, festas, projetos comunitários e torneios esportivos.

O Grêmio Estudantil é uma entidade gerida exclusivamente pelos estudantes regularmente matriculados e frequentes na escola. Além de funcionar como espaço de acolhimento das questões da comunidade escolar, a partir do Grêmio o estudante tem a oportunidade de organizar suas primeiras manifestações políticas, de demarcar o seu lugar e começar a entender uma série de coisas que acontecem no meio social.

Para possibilitar que os estudantes de Capelinha tenham a experiência de participarem de um Grêmio, o Movimento Muda Capelinha (MMC) em parceria com o Instituto CriaSom resolveram incentivar a criação desses espaços nas escolas do município. O objetivo inicial é fazer com que já no início do ano que vem os Grêmios iniciem suas atividades.

Criar um Grêmio não é muito difícil, mas requer organização e trabalho coletivo. Para facilitar às escolas e estudantes interessados serão realizadas uma série de encontros, oficinas, palestras e outras atividades no esforço de explicar o funcionamento, estrutura e funções de um Grêmio.

No momento, o Movimento Muda Capelinha desenvolve uma cartilha que servirá para os estudantes se informarem sobre o funcionamento e as possibilidades de atuação de um Grêmio. O pessoal do Instituto CriaSom tem visitado as escolas para apresentar a proposta e formar o grupo inicial que irá semear a ideia em cada unidade escolar. Para seu pleno desenvolvimento, o projeto necessita do aval e apoio das direções e comunidades escolares.

Além dos proponentes, várias instituições e meios de comunicação de Capelinha serão parceiros na divulgação do projeto: Blog do Banu, Jornal Acontece, Programa Canta Minas, Rádio Aranãs, entre outras mídias impressas e virtuais.

E aí, vamos construir juntos um Grêmio na sua escola?


Comentário: Muito louvável esta iniciativa que nasceu dentro do MMC-Movimento Muda Capelinha e que ganhou a parceria do Instituto Cultural CriaSom, além de apoios importantes do Programa Canta Minas, Jornal Acontece e Blog do Banu. É notório o crescimento e desenvolvimento de Capelinha nos últimos anos. E esse crescimento não se restringe à área econômica. Hoje Capelinha vive uma efervescência cultural e a iminente instalação do campus da UFVJM-Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o que credencia o município a se tornar um importante polo educacional. 

Se as oportunidades começam a descortinar no horizonte, mudanças significativas também começam a acontecer e  necessário se faz preparar-se para elas. Assim, a parceria entre o MMC-Movimento Muda Capelinha e o Instituto Cultural CriaSom vem em boa hora, pois o primeiro vem cumprindo brilhante papel no exercício da democracia ao propor profundas reflexões sobre o papel da sociedade civil organizada frente aos últimos acontecimentos ocorridos no Brasil e em especial, no município de Capelinha, no que concerne à política. 

O MMC tem levantado bandeiras importantes ao propor a a participação democrática e popular, a transparência das instituições quanto ao destino e gastos dos recursos públicos entre outras.

Já o CriaSom tem revelado jovens talentosos através do empreendedorismo, da organização de coletivos que visam dinamizar o setor cultural. 

Ambas atitudes deveriam contagiar as escolas públicas de forma a ter nos grêmios estudantis não apenas um canal de voz para os estudantes, mas a participação dos mesmos na construção de uma educação cidadã, democrática e participativa. Desta forma, o exercício da cidadania tornar-se-á uma prática concreta e a valorização do ambiente escolar e da comunidade escolar só tem ganhar e com certeza a qualidade da educação terá ambiente favorável para a sua melhoria e elevação.