Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ESCRITORA TURMALINENSE TOMA POSSA EM ACADEMIA DE ARTES NO RJ


Poeta e contista, Janeuce vai tomar posse como membro correspondente da ARTPOP


Janeuce durante lançamento do livro de memórias “Joia de Família”



A poeta e contista Janeuce Cordeiro Maciel, que está completando mais um ano de vida nesta quarta-feira (10/10), vai tomar posse, em novembro, como membro correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP).

A cerimônia será no Teatro Municipal Inah de Azevedo Murad, em Cabo Frio (RJ), durante evento acadêmico e cultural em que, além da posse dos novos acadêmicos, haverá entrega de diplomas e medalhas, apresentação artística e coquetel de confraternização.

Janeuce, que é natural de Turmalina, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, foi indicada para a ARTPOP pelo poeta, jornalista e acadêmico A. Zarfeg, que conhece os trabalhos literários da poeta mineira há algum tempo.


Janeuce é autora de “Joia de família”, livro em que narra as reminiscências de sua família, e “Olho Turmalina, vejo sua gente”, um relato poético feito a quatro mãos com a amiga e parceira Gilda Gomes de Macedo.

Além dos livros publicados, ela é autora de contos e artigos, alguns dos quais publicados em jornais e revistas de Minas Gerais. Isso, evidentemente, sem contar os poemas inéditos. Essa produção, aliás, valeu à poeta a indicação para a Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), da qual Janeuce se tornou membro correspondente em 2011. 

“Se não bastasse o talento literário, Janeuce tem serviços relevantes prestados ao povo de Turmalina, seja como educadora ou garimpeira dos costumes e tipos locais”, afirmou A. Zarfeg.

Como membro correspondente da ARTPOP, Janeuce terá mais um canal para propagar a boa arte que vem das Gerais, especialmente do Vale do Jequitinhonha, celeiro de diversas manifestações culturais, como a música, a dança, a culinária e, também, a literatura.

“Será um prazer tê-la como confreira, Janeuce. Seja muito bem-vinda”, afirmou Vanessa Rodrigues, secretária-geral da ARTPOP.

Fonte: Flecha News