Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CARTA DO SR. ULISSES BATISTA AO CANTA MINAS



Ao Sr. Tadeu Oliveira – Programa “Canta Minas”

Hoje, à mesa da cozinha, saboreando o almoço em companhia de minha família, ouvimos a transmissão da entrevista que dei ao programa “Canta Minas” - Rádio Aranãs FM, conduzida pelo Sr. Tadeu Oliveira.

Agradeço pela homenagem, por toda a atenção a mim dispensada, e pelo respeito com que foi transmitida a nossa conversa.

Aproveito para desejar mais sucesso ao Programa “Canta Minas”, deixando aqui o meu estímulo para que continue a conversar com as pessoas de nossa cidade, especialmente com aquelas que vivenciaram muitas experiências e conhecem esta terra desde os tempos mais antigos.

Em meu nome, de minha esposa Luzia e de toda a minha família, desejo que outras famílias passem muitos domingos agradáveis, embalados pelas histórias de vida de nossa gente, com a certeza de que muitos capelinhenses trazem importantes relatos de vida e lembranças bastante significativas.

Meus agradecimentos a todos, desejando saúde e muita música em suas vidas.

Ulisses Batista

Capelinha, 30 de setembro de 2012.

Comentário: Sou eu que tenho a obrigação de agradecer à família Batista, em especial à Luciana Justus, por me conceder a honrosa oportunidade de entrevista o Sr. Ulisses Batista, patrimônio humano/histórico/cultural/musical de Capelinha.

Infelizmente, devido à limitação do tempo do programa, não pude transmití-la na íntegra. No entanto, na medida do possível, escreverei crônicas sobre os assuntos que o Sr. Ulisses abordou como por exemplo, o ofício de guardador de fios junto aos Correios & Telégrafos, profissão que ele herdou do seu tio de criação, dos giros pelos bares e "butecos" de Capelinha na companhia do inseparável bandolim e de outros músicos históricos da cidade.

Há uma passagem interessante, que não foi ao ar: o Sr. Ulisses fala do bar Chora Viola, do meu amigo "Seu" Geraldo da Viola. Ele lembra (e até cantarola "Maria Helena és tu a minha inspiração") que a música "Maria Helena", composição de Lorenzo Barcelata, Russel e Haroldo Barbosa foi cantada diversas vezes nos encontros das tardes de domingo no referido bar, numa cortesia à Dona Helena (Maria Helena), esposa de Seu Geraldo. Sr. Ulisses recorda que o Seu Geraldo sempre dizia que "ela gosta de cantar essa música".

 E o senhor Ulisses pode ter certeza que seguirei o seus conselho na íntegra, qual seja, o de entrevistar pessoas que "vivenciaram muitas experiências e conhecem esta terra desde os tempos mais antigos."

Muito obrigado à esposa, filhos e filhas, genros, noras, netos e netas do Sr. Ulisses Batista pelo carinho e consideração com a qual me receberam para a entrevista.

Ao Sr. Ulisses eu desejo que continue ainda por muito tempo no meio de nós, nos ensinando que a vida, embora seja de muita luta, não se resume apenas labuta do dia-a-dia. É necessário celebrar, divertir, cantar, confraternizar para tornar nosso fardo e nossa alma mais leve. Como dizia o poeta: "Há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e frutos".

Muito obrigado a todos da Família Batista.

Tadeu Oliveira