Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

sábado, 25 de agosto de 2012

HOJE TEM TEM ENCONTRO DE GUITARRAS NA FESTA DA MÚSICA

EM ENCONTRO DE GUITARRAS EM BH, BETO LOPES E NUNO MINDELIS 
SÃO ATRAÇÕES DA FESTA DA MÚSICA

Show começa às 19h, na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza


Beto Lopes montou seu repertório com
composições próprias e de Jobim e Milton Nascimento
Foto: Frank Bitencout/Divulgação



A guitarra, instrumento que há mais de meio século tem sido fundamental para a evolução do rock e do blues, será a estrela de hoje na Festa da Música, em Belo Horizonte. Para mostrar as possibilidades sonoras do instrumento, foram escalados dois especialistas: o mineiro Beto Lopes e o luso-brasileiro Nuno Mindelis. Os dois são as attrações do Palco Sesc, na Praça de Duque de Caxias, em Santa Tereza, no evento promovido pelos Diários Associados.

Beto Lopes abrirá a noite, às 19h. “Será muito bom”, diz. “Tocarei e cantarei músicas inéditas e algumas conhecidas do repertório de Tom Jobim e Milton Nascimento”, adianta ele, que será acompanhado por Magno Alexandre (guitarra) e Bárbara Barcellos (vocal e percussão). Nascido numa família de músicos de Rio do Peixe, em Pitangui, Beto começou a tocar ainda na infância. Com a mãe aprendeu os primeiros acordes no violão e no cavaquinho. Depois vieram o acordeom e o bandolim. Aos 15 anos, já tocava na noite, em conjuntos de baile, e quando chegou a Belo Horizonte foi estudar teoria musical e violoncelo na Fundação Clóvis Salgado. Passou então a atuar com artistas do Clube da Esquina.



DIVERSÃO
A outra atração da noite, Nuno Mildelis subirá ao palco às 21h, prometendo surpreender. “Normalmente meu show é eletrizante”, avisa. Para a tarefa, conta com uma banda vigorosa. “Aprendi há anos que não devemos tocar primeiro para a plateia, mas para nós mesmos. É o que fazemos: nos divertimos, tocamos como se estivéssemos num barzinho, e o público percebe.” De origem angolana, Mildelis é considerado um dos mais completos guitarristas de sua geração, morando no Brasil desde o fim da década de 1970.

Apaixonado pelo blues, Nuno Mindelis é um dos mais
completos instrumentistas de sua geração
Foto: Alex Soletto/Divulgação

Nuno também iniciou-se na música bem cedo. Ainda adolescente, conheceu e se apaixonou pelo blues, ouvindo o cantor Otis Redding e o grupo Booker T. and the MGs, formado pelo tecladista Booker T., o baixista Donald “Duck” Dunn, o baterista Al Jackson e o guitarrista Steve Cropper. A paixão pela música o levou a criar seus próprios instrumentos, até que conseguiu a primeira guitarra.


Aos 18 anos, morando no Canadá, deu os primeiros passos na carreira profissional. Com cinco discos gravados, sua performance tem recebido elogios, inclusive da revista Guitar player, referência para os guitarristas. Em BH, vai tocar com Marcos Klis (baixo), Humberto Ziegler (bateria) e José Flávio (piano e órgão).

FESTA DA MÚSICA
Shows de Beto Lopes e Nuno Mindelis, a partir das 19h, na Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa. Informações: www.festadamusica.art.br