Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

domingo, 5 de agosto de 2012

HOJE NO CANTA MINAS TEM PROSA RECHEADA DE SABEDORIA

José dos Santos Lima, o "seu"Zé do Morro: prosa recheada de sabedoria
Foto: Douglas Lima
Agosto é o mês do folclore. E o primeiro programa Canta Minas do mês começa valorizando os saberes e fazeres da cultura popular. Nesse domingo eu recebo em entrevista no quadro Ofício e Prosa um lavrador aposentado que nasceu na região de Capelinha e que é morador do bairro Aparecida há mais de 30 anos. Trata-se do senhor José dos Santos Lima, conhecido como "Seu"Zé do Morro, uma figura sensacional. 

Ele conta casos interessantes e a prosa foi tão boa que neste domingo não teremos o quadro "Brasil Afora e Adentro". A entrevista será dividida em 03 partes: na primeira parte o "Seu"Zé do Morro fala do surgimento do bairro Aparecida, das catiras e caboclos, danças populares que ele teve contato no Paraná e aqui na região do Alto Jequitinhonha 

Na segunda parte da entrevista, "Seu"Zé do Morro fala da sua experiência e vivência como retirante. Afinal, ele migrou para o Paraná em meados do século XX, onde residiu por mais de 25 anos, e conta histórias muito interessantes.

Na terceira e última parte da entrevista, "Seu"Zé do Morro conta sobre a chegada da Acesita (atual Aperam Bioenergia) e revela o seu lado poético. Confira hoje no Canta Minas.

Devido à entrevista, a programação musical será reduzida e contará com Pereira da Viola, Rubinho do Vale, Arlindo Maciel, Joäo Bosco e Beto Guedes.

A Agenda Cultural divulga shows de artistas mineiros e o que irá acontecer na área cultural na região. Além disso, baterei um papo rápido com Preta Vieira, diretora da Casa da Cultura de Capelinha, que acabou de ser indicada como membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais.

O programa Canta Minas pode ser ouvido pela internet através do link:  http://www.aranasfm.com.br/ouvir/radio.htm

O programa Canta Minas tem o oferecimento da Aperam Bioenergia, Bar e Café n'O Porão, Café Aranãs e Farmácia Cônego Lafaiete.