Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CONFIRA O QUE ROLOU NO PRIMEIRO FESTIVAL ESTUDANTIL CRIA+



No último sábado, dia 07, aconteceu o primeiro Festival Cria+, realizado pelo Instituto Cultural CriaSom, da cidade de Capelinha.

O festival abriu com uma serie de formações externas que aconteceram nas escolas da cidade como forma de preparar o terreno para que os alunos pudessem criar composições próprias.
Dada a inexperiência dos participantes, por se tratar de um festival estudantil, os concorrentes receberam orientações com direcionamentos técnicos, pois os participantes não tinham experiência de cantar em microfone ou mesmo em palco. Assim, realizou-se uma pequena apresentação no dia 04 de julho objetivando a melhoria da perfomance dos participantes, não havendo interferência nas composições e nenhuma avaliação da letra e melodia.
O Festival aconteceu em frente ao Instituto Cultural CriaSom, situado à rua Juscelino Barbosa, 74, no centro de Capelinha, no dia 07 de julho.
A banca de jurados

Os jurados convidados foram este blogueiro, o professor de teoria musical Marco Pérola, o músico Ezequiel Gomes e a cantora Carla Sampaio, todos residentes em Capelinha.
Apenas quatro estudantes participaram do festival e ficaram assim classificados e recebendo os seguintes prêmios:
1° Lugar – Ivanir Cordeiro - Composição Musdaste a minha vida - Aulna da E.E. Geralda Otoni - Premiaçao 01 violão aço Folk e 01 cajon;
2° Lugar – Beatriz Carlos Paranhos – Composição A guerra  - Aluna do Inst. Ed. Manuel Luiz Pego – Premiação 01 Violão Nylon e 01 Pandeiro;
3° Lugar – Rafael e Mauro –  Composição Expressão de Amor - Alunos da E.E. Prf° Antonio Lago – Premiação 01 Cavaquinho
4° Lugar – Ricardo Alves – Composição Segredos  – Aluno da E.E. Prof° Antonio Lago – Premiação um violão Aço
Os concorrentes: Ivanir, Beatriz, Rafael & Bruno e Ricardo
E para fechar a noite, aconteceu a apresentação de guitarra com Dudu Geovani (workshop de guitarras) e em seguida a banda Akasus e a banda Especial Charlie Brown Jr. levaram o melhor do som jovem para a moçada que marcou presença e prestigiou o festival.
Segundo Leonar Barbosa, proprietário do Instituto Cultural CriaSom, a segunda versão do festival de está agendada para a primeira semana de julho de 2013 e  não ficará restrito apenas aos estudantes, mas será aberto para moradores de nossa cidade.