Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

domingo, 25 de março de 2012

NOVAS PARCERIAS E NOVOS PROJETOS CULTURAIS

 Com novos patrocínios, em breve o programa Canta Minas voltará a fazer parte da programação da Rádio Aranãs FM

1a. Sexta Cultural de Capelinha

Capelinha tem vivido uma efervescência cultural nos últimos meses. Algumas iniciativas têm contribuído para isso: o surgimento do Instituto CriaSom, as atividades desenvolvidas pelo grupo de teatro Anim’Art e o retorno das atividades da Casa da Cultura, que editou a primeira Sexta Cultural da cidade.

O propósito da Casa da Cultura é consolidar a Sexta Cultural mensalmente, toda segunda sexta-feira de cada mês. Assim, o evento entraria para o calendário das sextas-culturais, uma vez que a cidade de Minas Novas promove o evento há cerca de 03 anos, toda primeira sexta-feira de cada mês. E há informações de que Chapada do Norte também faz a sua Sexta Cultural na quarta sexta-feira de cada mês.

Considerando que a cidade de Santa Maria do Suaçuí promove a sua quinta-feira cultural e Água Boa também edita um evento semelhante, poderíamos dizer que a cultura popular anda tendo vez na região.


César Macedo e Jobert Fernando, da cidade de
Carbonita:  1o. lugar do Festival Vale Cantar 

Exemplo disso foi a realização do Festival Vale Cantar, no mês de janeiro, em Minas Novas. E já circulam notícias de que o CarboArte deste ano contará com a presença de Almir Sater.

Ainda que algumas festas tenham perdido um pouco da sua essência inicial, os movimentos mais voltados para a cultura popular e alternativos insistem em ocupar o seu espaço.

Na esteira de todo esse movimento, em breve o programa Canta Minas voltará a fazer parte da programação da Rádio Aranãs FM, após ficar dois anos e quatro meses fora do ar. Faltam poucos detalhes. O programa manterá o mesmo formato, porém virá com algumas novidades. A começar pelos patrocinadores. Agora se juntará á Farmácia Cônego Lafaiete, que sempre patrocinou o programa, o Café Aranãs, o bar n’O Porão e a Aperam Bioenergia.
Além disso, em breve serão anunciados alguns eventos que farão parte da volta do Canta Minas, pois não pretendo restringir a minha atuação apenas ao programa dominical, mas possibilitar a interação com outros tipos de atividades culturais.
Tadeu Oliveira e Tadeu Martins acertando parcerias
Para isto, tenho buscado parcerias. A primeira delas é com o poeta e produtor cultural Tadeu Martins que, entre outras coisas, é um dos idealizadores do Jornal “Geraes" e, ao lado de Luis Trópia, do projeto “Quinta Musical” e “Canto e Viola". Dessa parceria, o primeiro fruto é o show da violeira capelinhense Mardizele Cordeiro. E outras mais virão.
 Um outro projeto em gestação é a criação do grupo Camelôs de Ideias, um projeto cujo propósito é criar uma rede onde as pequenas iniciativas possam se potencializar, principalmente as que apresentam caráter coletivo e de cooperação, visando à difusão de novos artistas e agentes culturais.