Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VIOLEIRO JOACI ORNELAS É ATRAÇÃO DO PROJETO CANTO & VIOLA


Joaci Ornelas - Foto: Divulgação

Joaci Ornelas é cantador, compositor e instrumentista, natural de Salinas, Vale do Jequitinhonha,e reside em Belo Horizonte desde 1980. Estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes-BH, e violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira. Autodidata em viola caipira, instrumento a que se dedicou influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riacho, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas.

A viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior de Minas ou em suas próprias composições.

Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e cidades do interior de Minas Gerais. É um dos fundadores do grupo VivaViola, movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais, que lançou o CD "VivaViola, 60 cordas em movimento" no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães.

Gravou em 2006 o CD "ANDEJO", que reúne mais de 15 anos de trabalho e pesquisa sobre a cultura popular no Vales do São Francisco e Jequitinhonha. São 16 faixas com músicas de sua autoria e em parceria com o poeta, escritor e jornalista João Evangelista Rodrigues, incluindo a gravação da música “Pau de Atiradeira” de autoria do cantador e compositor baiano Papalo Monteiro, e músicas de domínio público que trazem elementos importantes da cultura popular como: folia de reis, batuque, cantigas de roda entre outros, mostrando a riqueza musical presente nessas tradições que muito contribuíram para sua formação musical, artística e humana. O CD conta ainda com participações especiais de Dércio Marques, cantador e compositor de grande importância para uma geração de artistas da atualidade; John Rikcs, músico e instrumentista americano que se dedica a música brasileira; Heliane Ferreira, cantora mineira que também divulga a música nos Estados Unidos; Dona Augusta, uma “cantadeira” natural de São Julião-MG que emprestou sua voz singular e sua cantiga de roda “Jardim de Flor”, imprimindo um espirito de beleza pura e singela ao disco. Participaram também: Chico Lobo, Tatá Simpa, Bruno Pimenta, Anderson Oliveira, Carlinhos Ferreira, Eros Fresiq Ana Luisa Tomishe, Dito Rodrigues, Ana Patrícia e Nádia Campos.

Em 2007 participa da gravação do programa Sr. Brasil da Tv Cultura –SP e da organização do I Seminário Nacional de Viola Caipira pela Associação Nacional dos Violeiros do Brasil; em 2006 apresenta na cidade de Guarulhos-SP dentro do projeto “Terças Acústicas e participa do Encontro de Violeiros” de Brasília-DF, dentro da programação cultural da ”II Feira Nacional de Reforma Agrária”; em 2005 faz show de lançamento do CD “Andejo”, na sala Juvenal Dias no Palácio das Artes; no projeto “Conexão Telemig Celular” no teatro Francisco Nunes; grava o programa “Brasil das Gerais” - Especial Jequitinhonha, para a TV Minas, e se apresenta na “II Feira de Nacional Agricultura Familiar” em Brasília-DF e no “ll Encontro de Povos do Cerrado” no CAA em Montes Claros; em 2004 se apresenta no projeto “Viola de Cantoria” em Matozinhos-MG e no “II encontro nacional de violeiros da cidade de Ribeirão Preto-SP; em 2003 do projeto “Baobá” -Encontro de culturas populares- no Lapa Multishow em Belo Horizonte e do “l Encontro Nacional de Violeiros” da cidade de Ribeirão Preto-SP; em 2001 se apresenta no Festival de Cultura Popular do SESC em Araxá-MG e da semana de cultura “Encontro de Violeiros” da cidade de Arcos-MG; em 1999 participa de Programa Brasil Das Gerais - Especial “Viola Caipira” da TV Minas e do programa “Arrumação” da TV Alterosa; em 1997 se apresenta no “Projeto Zás” do Teatro da Assembléia Legislativa de Minas Gerais juntamente com o violeiro Pereira da Viola.

Produziu projetos voltados para criação de espaços para apresentações de vários músicos e cantadores mineiros e de outras regiões. Joaci Ornelas desenvolve projetos de pesquisa e registro sonoro de manifestações culturais em Minas Gerais. Recentemente produziu os CDs “O Congado”, em Bom Jesus de Matozinhos e “Encontro Nacional de Violeiros”, na cidade de Ribeirão Preto SP.


Serviço:
Projeto CANTO & VIOLA apresenta: JOACI ORNELAS
Data: 04 de novembro – Sexta-feira – 20 horas
Local: SESC LACES/JK – Rua Caetés, 603
Ingresso – 1 kg de alimento não perecível
Realização: SESC MINAS em parceria com os produtores Luiz Trópia  & Tadeu Martins
Apoio: Programa Viola Brasil – TV Horizonte
Informações: (31) 3272.0150 - 8893.7806  -  8474.2050

Fonte: Tadeu Martins & Luiz Trópia