Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

sábado, 8 de outubro de 2011

ÍCAROS DO VALE COMEMORA 15 ANOS COM FESTIVAL DE TEATRO

Ícaros do Vale - Cia. de Teatro de Araçuaí comemora 15 anos de existência com oficinas, apresentações teatrais com diversos grupos e muitos shows musicais com corais e artistas regionais. Coral Vozes das Veredas será uma das atrações.


Em outubro, o teatro invadirá as ruas e praças de Araçuaí. A companhia de teatro Ícaros do Vale comemora os seus 15 anos de existência realizando o primeiro festival de teatro de rua, entre os dias 8 e 12 de outubro, na cidade de Araçuaí.

O festival contará com oficinas, apresentações teatrais com diversos grupos e muitos shows musicais com corais e artistas regionais.

Hoje, os grupos teatrais de Araçuaí são apontados como os melhores existentes no Vale do Jequitinhonha. O grupo Vozes, o primeiro grupo teatral de Araçuaí, já fez muito sucesso e, juntamente com o Ícaros, tiveram várias peças premiadas e já viajaram por diversas regiões de Minas de do Brasil.

Em 2004, em visita à cidade de Araçuaí Zé Pereira, conhecido agente cultural local, me informou que os pioneiros do teatro em Araçuaí se inspiraram no Grupo de Teatro de Capelinha. Segundo ele, os integrantes do grupo de Capelinha tinham gabarito para se tornarem profissionais de TV e do teatro brasileiro, chegando a citar os nomes do professor Joaquim, Preta Vieira, Marlene Mendes dentre outros.

Coincidentemente, em 2001 eu faria o caminho inverso, indo beber na fonte dos corais de Araçuaí para poder aperfeiçoar o meu trabalho à frente do coral Vozes das Veredas, que naquele momento estava apenas começando.

Falando no Coral de Veredinha, o mesmo será uma das atrações na Festa de 15 anos do Ícaros do Vale – Cia. de Teatro. Confira a programação mais abaixo.


HISTÓRICO DO ÍCAROS DO VALE

Fundado no dia 12 de novembro de 1996, o "Ícaros do Vale" - Companhia de Teatro - é composto por  jovens  que vem se apresentando com ótimos trabalhos marcados pelo modo diferente de fazer teatro.

 
Em 1997, foi realizado o primeiro espetáculo - "A filha que bateu na mãe, sexta-feira da paixão e virou cachorra" -  e, com ele, a divulgação do trabalho e o início de uma grande caminhada.

 
Em 1998, veio a peça "Os Olhos Mansos" e os prêmios de melhor espetáculo de rua, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, atriz revelação e melhor direção na 15.ª Mostra de Teatro realizada na cidade de Pompéu-MG.

Em 2000, a primeira parceria e o amadurecimento de um trabalho bem montado, com "Causos" de Virgínia Chaves e trilha sonora do compositor Josino Medina: "No Caroço do Juá". Esta peça veio consolidar o Ícaros do Vale no cenário cultural do teatro mineiro.
Em fevereiro de 2001, o grupo foi convidado pelo Projeto Pró-Água para montar um espetáculo baseado no diagnóstico rápido-participativo realizado em 23 comunidades da bacia do rio Calhauzinho. Desse convite nasceu o espetáculo "De Mala e Cuia", que se apresentou em várias cidades do Vale do Jequitinhonha.   Participou ainda do 1º Encontro Cultural de Capelinha em setembro desse mesmo ano.

Em setembro de 2002, depois de brilhante participação no 21.º FESTIVALE na cidade de Pedra Azul-MG, o Ícaros do Vale foi a grande atração das comemorações da Semana da Pátria da cidade de Corinto-MG quando foi encenada em praça pública a peça "No Caroço do Juá", por indicação desse blogueiro à Secretária Municipal de Educação de Corinto, a saudosa sra. Vera Pimenta.

Daí para cá, o grupo foi se consolidando cada vez mais como grande referência do melhor teatro do Vale do Jequitinhonha, participando de diversos eventos e apresentando inúmeras peças.

Seus integrantes preferem a rua ao palco porque, segundo os seus membros, o contato do público faz com que a troca de energia e calor humano os envolvam numa aura criativa e participativa. Cantando, dançando, sorrindo e fazendo sorrir, essa generosa gente que não poupa o contentamento, o gesto livre e doce que o Ícaros vai encarnando e levando pela rua afora o teatro a cumprir esta digna missão da arte.
 

PROGRAMAÇÃO:

v    
- 8h00 – Credenciamento e recepção
Local: Labirinto Cultural
- 14h00 – VII encontro da RCT (Rede de Coletivos Teatrais do Vale do Jequitinhonha)
Tema:Políticas públicas para o teatro do Vale do Jequitinhonha
Mediador:Alexandre Kavanjí (Cooperativa Paulista de Teatro).
Local:Sindicato dos Trabalhadores rurais
- 17h00 – Espetáculo: “Chapéu de chuva da saudade”
Cia de artes “Atrás do Palco” (Governador Valadares-MG)
- 19h00 – Apresentações culturais:
Tambozeiros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Araçuaí-MG)
Grupo de Folia de Reis do Arraial (Araçuaí-MG)
Coral Vozes das Veredas/Regente: Tadeu Oliveira (Veredinha-MG)
Local:Igreja do Rosário
- 20h30 – Espetáculo: Maria Lira
Ícaros do Vale Cia. de teatro (Araçuaí-MG)
Local:Rua Salinas
- 22h00 – Festa a fantasia
Show de Kait Shinayder
Local: Labirinto Cultural

v     09 de Outubro(Domingo)
- 09h00 – Abertura oficial
Palestra:Abraçando encantos com o Ícaros do Vale .(…Ser forte é parar quieto.Permanecer)
Palestrante:Anna Esteves (Rio de Janeiro-RJ)
Coral Flor da Terra (Francisco Badaró-MG)
Grupo Axé Afro (Virgem da Lapa-MG)
Firlamônica de Coronel Murta (Coronel Murta-MG)
Ícaros do Vale Cia de teatro (Araçuaí-MG) - Local : Salão nobre do Colégio Nazareth
- 14h00 – Início das oficinas
- 17h00 – Espetáculo: A Saga no Sertão da Farinha Podre
Coletivo Teatro da Margem (Uberlândia-MG)
Local:Praça do Coreto
- 21h00 – Shows
Sérgio Pererê (Belo-Horizonte)
Milena Torres e Banda (Belo -Horizonte)
Local:Labirinto Cultural
 
v     10 de Outubro (Segunda-feira)
- 9h00 – Oficinas
- 14h00 – Oficinas
- 17h00 – Lançamento do Livro Antologia Poética
Instituto Sócio Cultural do Jequitinhonha Vale Mais
Grupo Trança Fitas (Padre Paraiso-MG)
Esquete – Retratos Grupo Murion (Padre Paraiso-MG)
Local:Loja Vale com Valor
- 20h00 – Espetáculo:Um  Lugar Chamado Brasil
Grupo In – Cena (Teófilo-Otoni-MG)
Local:Loja Vale com Valor
- 21h00 – Shows
Coral Trovadores do Vale (Araçuaí)
Marcela Veiga (Belo-horizonte)
Luciano Amaral (Araçuaí)
Marco Aurélio (Minas Novas)
Priscila Simeão – Dança do Ventre (Belo Horizonte-MG)

v     11 de Outubro (Terça -feira)
- 8h00 – Oficinas
- 14h00 – Oficinas
- 17h00 – Espetáculo: O Leiteiro e a Menina Noite
Grupo Murion (Padre Paraíso)
Local:Praça do Coreto
- 20h00 – Shows
Coral Nós de Minas (Coronel Murta-MG)
Carlos Farias (Belo-Horizonte)
Academia Corporação (Araçuaí-MG)
Dani Morais (Pedra Azul-MG)

v     12 de Outubro (Quarta-Feira)
- 09h00 – Oficina de Danças Populares do Jequitinhonha
Ministrante – Coral Nossa Senhora do Rosário (Araçuaí-MG)
Local:Praça do Coreto
- 10h00 – Grupo Jequitisamba (Araçuaí-MG)
Local: Labirinto Cultural
- 15h00 Encerramento

Obs.: Programação sujeita a modificações diante das necessidades da Comissão Organizadora do Evento.
 
Fotos: Tadeu Oliveira (http://www.cantaminas.com.br/) - Cartaz de divulgação: Ícaros do Vale