Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

sábado, 8 de outubro de 2011

CORAL DE VEREDINHA CANTA NA FESTA DO ROSÁRIO EM TURMALINA

Novena, lançamento de livro, batuque de tamborzeiros e canto coral abrilhantam a festa do Rosário em Turmalina


Acabo de chegar de Turmalina onde fui participar, juntamente com o Coral Vozes das Veredas, da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Este privilégio me foi concedido pelo rei Teotônio, que desde o final do ano passado já havia nos convidado a participar da festa.

O rei do Rosário Teotônio
A festa foi simples, mas carregada de significados. A festa do Rosário de Turmalina traz em si todos os elementos da cultura popular do Vale do Jequitinhonha que resiste ao tempo.

Hoje, 07 de outubro, aconteceu o oitavo dia da novena à N. Sra. do Rosário e São Cristóvão. Após a novena, o turmalinense Valdivino Pereira Ferreira lançou o seu livro “Festa do Rosário dos Homens Pretos: do arraial da Piedade a cidade Turmalina” publicado pela editora CBJC – Câmara Brasileira de Jovens Escritores-RJ.

Para quem ainda não conhece o Valdivino, ele nasceu em 1973, na comunidade rural de Bocaina, à margem do rio Jequitinhonha, no município de Turmalina-MG.

O pesquisador e escritor Valdivino
Poeta popular, repentista, violeiro, cantador de modas de viola e de modinhas seresteiras, além de compositor de música sertaneja Valdivino desenvolveu o gosto pela escrita e pela genealogia histórica pelas conversas que mantinha com a avó materna, dona Cecília de Paula Godinho. Isso o tranformou num autor de diversos livros e opúsculos sobre história, genealogia, biografia, poesia, folclore e religiao com uma extensa lista de publicaçoes que só vem acrescentar a pesquisa sobre o Vale do Jequitinhonha.

Em seguida, o Coral Vozes das Veredas apresentou um repertório composto de músicas folclórias e popular brasileira. Músicas como “Itamarandiba” de Milton e Fernando Brant se misturaram e louvores a Nossa Senhora do Rosário, deixando o público presente emocionado.

Coral Vozes das Veredas
Amanhã o coral parte para Araçuaí, onde participará da Festa de 15 anos da Companhia de Teatro Ícaros do Vale. O Vozes das Veredas se apresentará na Igreja do Rosário de Araçuaí, às 19 horas.

Portanto, amigos e companheiros de Araçuaí, nos aguardem.

Fotos: Tadeu Oliveira e Zé Geraldo Rocha