Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

sábado, 6 de agosto de 2011

VEM AÍ O LANÇAMENTO DO LIVRO GERAES: A REALIDADE DO JEQUITINHONHA

Livro que reúne todas as edições do jornal Geraes tem lançamento programado em 10 cidades do Jequitinhonha com debates sobre temas específicos



Edição especial lançada em maio/2011
 
Depois de terem publicado a edição especial do Jornal Geraes em maio deste ano, os idealizadores do projeto “Geraes: a realidade do Jequitinhonha” cumprem com a promessa de lançar o livro que recuperará todas as edições do Jornal Geraes, o que possibilitará recuperar o registro histórico dee um período das lutas, da vida e da cultura do Vale do Jequitinhonha, conforme noticiaram ontem os blogs do Banu e do Movimento Muda Capelinha.

O projeto “LIVRO GERAES” é idealizado por Aurélio Silby, Carlos Figueiredo, George Abner e Tadeu Martins e está sendo executado com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a ADP – Associação de Desenvolvimento de Projetos e patrocínio do Banco BMG.

Segundo o Blog do Banu, os responsáveis pelo projeto de publicação da edição histórica do jornal Geraes programaram para os próximos dias uma série de lançamentos do livro em 10 cidades do Vale do Jequitinhonha. Tanto a  Edição Especial do jornal quanto o Livro terão distribuição gratuita, sendo que este será entregue de forma priorizada aos Centros Culturais, bibliotecas, centros de pesquisa, arquivos, sindicatos, ONG,s e como reconhecimento coletivo, a todas as pessoas que cooperaram diretamente com o jornal GERAES.

Em cada cidade, haverá debate sobre temas de suma importância para o desenvolvimento da região. Veja a programação abaixo:

  • 08 de agosto – segunda-feira – Diamantina - A universidade e o Jequitinhonha;

  • 09 de agosto – terça-feira - Turmalina – Eucalipto e organização sindical;

  • 10 de agosto – quarta-feira - Minas Novas - Mecanização nas lavouras de cana e café - Impacto na questão sócio-econômica do Vale;

  • 11 de agosto – quinta-feira - Berilo - Comunidades Quilombolas e a sua organização;

  • 12 de agosto – sexta-feira - Virgem da Lapa - Integração e manifestação das comunidades quilombolas, com participação de representante dos quilombolas de Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró e Araçuaí.

  • 13 de agosto – sábado - Araçuaí – Movimentos culturais e política pública

  • 15 de agosto – segunda-feira - Rubim (História e cultura do Vale nas escolas da região).

  • 16 de agosto – terça-feira - Almenara - Rio Jequitinhonha, política municipal, estadual e federal de meio ambiente;

  • 17 de agosto – quarta-feira - Jequitinhonha - Rio Jequitinhonha, política municipal, estadual e federal de meio ambiente;

  • 18 de agosto – quinta-feira - Itaobim - Novos rumos para o Festivale.

  • 06 de setembro – Belo Horizonte - Tema livre.

O Jornal Geraes circulou no Vale do Jequitinhonha entre os anos de 1978 e 1985. Um grupo de estudantes do Vale, moradores de Belo Horizonte, idealizou o jornal mensal, de resistência à ditadura militar, de combate ao coronelismo político e de valorização das manifestações populares do Jequitinhonha. Daí surgiu o grande movimento cultural do Vale do Jequitinhonha.

No lançamento do livro GERAES Edição Histórica estarão presentes os fundadores do jornal e do Festivale: Aurélio Silby (Santana do Araçuaí - Ponto do Volantes), Carlos Figueiredo (Itaobim), George Abner (Pedra Azul) e Tadeu Martins (Itaobim).

Para saber mais sobre o Jornal Geraes, leia artigo escrito por mim neste blog, intitulado Jornal Geraes: veículo de resistência, denúncia e cultura ou acesse o blog do Jornal Geraes: http://blogdogeraes.blogspot.com/ .

Comentário: Chega em muito boa hora esta publicação que pretende reunir todas edições do Jornal Geraes num único livro. Isto facilitará tanto aos pesquisadores quanto ao público em geral o acesso a todos os números do jornal num único volume, uma vez que os mesmo anda tão escassos ou mesmo raros. Além disso, possibilitará o aprofundamento das pesquisas sobre o Vale do Jequitinhonha num período importante da História Regional e até mesmo da História do Brasil. O jornal Geraes foi um veículo de comunicação muito importante num dado momento da afirmação político-cultural do Vale do Jequitinhonha e merece ser analisado com mais profundidade por todos aqueles que participam da luta para a construção de uma região com mais qualidade de vida e com as mesmas oportunidades que são dadas a outras regiões mineiras.

Neste sentido, a proposta de se lançar o livro em diversas cidades do Vale realizando debates sobre temas importantes para a região é também uma atitude louvável. Dada a extensa região que compreende o Vale do Jequitinhonha, além de sua heterogeneidade e complexidade, os temas foram muito bem escolhidos, porém na minha opinião entendo que os temas sobre política, cultura e meio ambiente deveriam estar presentes em todos os debates e cidades por terem problemas comuns em todo Vale do Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário