Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

sexta-feira, 4 de março de 2011

ZÉ RAMALHO NO VALE DO JEQUITINHONHA EM ABRIL

Notícias me chegam de amigos e amigas lá da cidade de Jequitinhonha MG e me dão conta de que o Festivale desse ano acontecerá naquela belíssima cidade encravada nas margens do rio de mesmo nome.

Estive em Jequitinhonha em julho de 2004, quando tive a oportunidade de atender ao convite dos freis Antônio e Donizete Afonso, da paróquia de São Miguel, uma Oficina de Sensibilização Musical no V Seminário de Alfabetização de Adolescentes, Jovens e Adultos do Projeto REVEJA.
Fonte da foto: www.ferias.tur.br/

A cidade é encantadora e vale a pena conhecê-la, tanto pelas suas belezas naturais quanto pela sua arquitetura a exemplo das praias na beira do rio Jequitinhonha e da belíssima igreja Matriz de São Miguel. Além disso, a cidade, como acontece em quase todo Vale do Jequitinhonha conta com excelentes artesãos. Ao passar pela cidade, não deixe de conhecer o trabalho e arte em couro de Renatinho, do barro com Dona Elza Có e seus filhos e de outros artesãos.

A feira livre também é uma grande atração, lugar onde moradores da zona rural expõem seus produtos, como: mandioca, farinha, goma, milho, doces, hortaliças, verduras, frutas e produtos artesanais: panela e potes de barro, colher de pau, peneira, cestos.

A cidade de Jequitinhonha também é muito conhecida por ter o melhor e mais tradicional carnaval da região.

Jequitinhonha é a terra de um grande poeta do Vale, o meu companheiro na militância cultural Cláudio Bento, que a melhor define através da poesia: “Jequitinhonha, cidade do sol e da lua e das estrelas cadentes. Cidade carnaval onde um rio é um fio de esperança correndo em busca do mar. Cidade das praias de areia sem fim, cidade dos seixos e das pedrinhas miúdas. Cidade dos jenipapeiros, das mangueiras, das serigueleiras, do juá, da pitanga e dos ingás. Cidade dos peixes e do céu ardendo em azul”.


Fonte da foto: Site oficial do artista

No embalo do carnaval e visando esquentar os preparativos para o Festivale, nada melhor que curtir um show de uma das grandes estrelas da música brasileira. A Prefeitura Municipal de Jequitinhonha realizará, no dia 02 de abril de 2011, sábado, show com Zé Ramalho. O evento acontecerá na Praça de Eventos da cidade, a partir das 23 horas e fará parte das comemorações do bicentenário do município. 

Antes, Zé Ramalho fará um show na cidade de Araçuaí, no dia 1º de abril, no Planalto Tênis Clube, com produção de Jackson Martins, com apoio da prefeitura municipal. Prestigie e divulgue o show entre os seus conhecidos!

Cláudio Bento, Eliene, Nádia e Silene que me aguardem para o Festivale em julho desse ano. Quem sabe o Coral Vozes das Veredas também possa dar o ar da graça de poder cantar nesta cidade que é uma das referências da cultura popular do Vale do Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário