Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

domingo, 6 de março de 2011

CARNAVIOLA NA PRAÇA DA LIBERDADE

CARNAVIOLA NA PRAÇA DA LIBERDADE

Dia 08 de março – terça-feira – 16:30


Idealizado pelo folclorista e produtor cultural Tadeu Martins, então Diretor de Eventos da Belotur, em parceria com o violeiro Chico Lobo, o CARNAVIOLA é um show movido a viola caipira, que mistura calangos, lundus, folias, congados, maracatus, cirandas, batuques de viola, catiras, calangos, cocos, cateretês e arrasta-pés, em um ritmo bem dançante, capaz de contagiar foliões de qualquer idade.
O SESC-MG deu uma grande contribuição para fortalecer esta idéia, quando criou em 2003 o projeto intitulado “Causos e Violas das Gerais”, que já percorreu mais de 150 cidades mineiras, levando os causos e a viola para um público superior a 350.000 pessoas. Este projeto uniu os violeiros e abriu espaço para Chico Lobo, Fernando Sodré e Tadeu Martins apresentarem um grande show no Canecão – RJ, repetido com sucesso no Grande Teatro do Palácio das Artes. Esses passos foram fundamentais para edificar a idéia do CARNAVIOLA, de colocar o povo brasileiro para dançar ao som da viola caipira. 
O CARNAVIOLA é animado pelos grandes violeiros CHICO LOBO e PEREIRA DA VIOLA, acompanhados por percussões, bateria, baixo, teclado, sanfona e violão, e leva ao público uma agradável folia, que motiva a dançar e soltar o coração caipira que todos nós guardamos no peito. Um show dirigido por Chico Lobo, que vai embalar milhares de foliões durante todos os meses do ano, nos grandes eventos espalhados pelas cidades do Brasil.
O sucesso do CARNAVIOLA foi consolidado em três grandes apresentações em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade:

19 de fevereiro de 2006 – mais de 1.000 pessoas

24 de fevereiro de 2009 - mais de 5.000 pessoas

16 de fevereiro de 2010 - cerca de 10.000 pessoas.

08 de março de 2011 – um grande público é esperado na 4ª edição do evento.

Na Capital dos mineiros já está decretado, todos os anos o CARNAVIOLA acontecerá na terça-feira de carnaval, na Praça da Liberdade, como marco oficial de encerramento do Carnaval da cidade.

Fonte: Tadeu Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário