Seja bem vindo(a)!!!





Há mais 15 anos , apresento um programa de rádio intitulado "Canta Minas", na rádio Aranãs FM, de Capelinha MG, com enfoque exclusivo para a música mineira em todas suas vertentes. Sempre fui apaixonado por música e, assim sendo, tomei a iniciativa de criar este blog com a finalidade de divagar um pouco sobre as minhas impressões durante os mais de 12 anos de programa. Além da música também sou apaixonado por História e Literatura. Aqui, publicarei crônicas, causos e outras divagações a respeito de tudo que tenho vivido nesse pedaço de chão que é o Vale do Jequitinhonha. E como não pode deixar de ser, também escrevo sobre a minha querida terra natal, Corinto, e outras vivências pelo mundo afora que me ajudaram a construir uma história de gente comum, sem heroísmos, no entanto carregada pelos "sinais de humanidade"!!! Abraços Gerais!!!

banner

banner

terça-feira, 23 de novembro de 2010

EXPOSÍÇÕES NO PA: VALE A PENA CONFERIR

RIO SÃO FRANCISCO NAVEGADO POR RONALDO FRAGA
20 de outubro a 28 de novembro
Galeria Alberto da Veiga Guignard

Imagens: Victor Schwaner e Nélio Rodrigues


O estilista mineiro Ronaldo Fraga abre exposição plástica e interativa que retrata a cultura popular presente ao longo do Velho Chico. Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga traz dez ambientes com instalações de arte contemporânea que retratam suas experiências e histórias vividas durante viagem pelo rio para a criação de sua coleção de moda primavera/verão 2009. O público pode conferir o trabalho entre os dias 20 de outubro e 28 de novembro, na Galeria Alberto da Veiga Guignard.

Em junho de 2008, Ronaldo Fraga surpreendeu o mundo da moda ao apresentar, no São Paulo Fashion Week, sua coleção primavera/verão 2009 inspirada no rio São Francisco. O estilista ousou ao transpor para a moda a alma do maior rio totalmente brasileiro, bordando, com poesia e fidelidade, sua cultura, riquezas, crenças e costumes. Por dois meses, o estilista viajou pelas margens do São Francisco em uma verdadeira expedição que resultou em, além de sua belíssima coleção, num riquíssimo e singular legado particular.

A montagem é composta por instalações plásticas de arte contemporânea divididas em dez ambientes, interligados por um percurso que remete ao interior do
vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, tombado como patrimônio, e único do modelo em funcionamento no mundo. Ao navegar pelas águas da exposição, o visitante irá se deparar com elementos que remetem ao rio, desde a foz até a nascente, passando pelas lendas, religiosidade, cheiros e sabores, música e pelos costumes das cidades ribeirinhas, entre outros símbolos e características que são únicas ao São Francisco.

Após BH, a exposição percorre, a partir de 2011, outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Brasília, Pirapora e Januária.  Ao final da itinerância, será lançado um livro sobre a exposição. 

Serviço

Evento:
Lendas do Sertão
Data: 20 de outubro a 28 de novembro
Local: galeria Alberto da Veiga Guignard
Horário: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingo: 16h às 21h
Entrada franca

Informações:
(31) 3236-7400 (31) 3236-7400      



AMAZÔNIA, A ARTE
15 de outubro a 23 de dezembro
Galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta

 

Foto: Cláudia Andujar

A pluralidade da Amazônia no contexto da arte brasileira poderá ser conferida no Palácio das Artes até o dia 23 de dezembro, durante a exposição Amazônia, a arte. Idealizada por Paulo Herkenhoff, com curadoria de Orlando Maneschy, a mostra já foi exibida no Museu Vale – ES, e chega a Belo Horizonte completa, com pinturas, fotografias, objetos, vídeos e instalações.

A produção reúne obras de 32 artistas dos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Pará, Rondônia e Maranhão, além de Claudia Andujar, Cildo Meireles e Katie van Scherpenberg, convidados especialmente para participar da exposição. E requer um olhar pausado, atento, que se adapta a um percurso e ambiente novos, como quando se adentra na própria selva; convida o visitante a se permitir vagar, observar os detalhes desde o primeiro momento, desde o primeiro passo.

Serviço
Evento:
Amazônia, a arte
Data: 15 de outubro a 23 de dezembro
Local: Galerias Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima; Espaço Mari’Stella Tristão
Horário: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingo: 16h às 21h
Entrada franca

Informações:
(31) 3236-7400   (31) 3236-7400  

Um comentário:

  1. Agradeço a sua presença no blog e registro aqui os meus sinceros pedidos de desculpas. Já fiz constar lá no post os créditos a vc e ao site acompanhado do explicação cabível para a lamentável falha, bem como, publiquei o seu comentário.

    Espero que, pelo menos em parte, tenha corrigido minha falha.

    Um abraço

    Paulo Braccini

    ps: para sua conferência o link é:

    http://paulobraccini-filosofo.blogspot.com/2008/08/as-minas-gerais-suas-cores-seus-sons.html

    ResponderExcluir